Post Top Ad

Dia do Nordestino

Olá Seguiloverss... vocês estão bem?

Vocês sabiam que hoje, 8 de Outubro é Dia do Nordestino? Eu não só amo o Nordeste, como sou nordestina com muito, muito orgulho. Nesse dia é celebrada a diversidade cultural e folclórica típica da região. A data foi escolhida em homenagem ao poeta, cantor e compositor cearense Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré.


Para comemorar essa data vai rolar uma live babadeira da banda paraibana Os Gonzagas, a partir das 20h lá no youtube e ainda terá uma participação especial do humorista, também paraibano, Swami Marques. A banda prometeu tocar vários clássicos de grandes artistas nordestinos como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Belchior. Não da pra perder, né?!


Uma curiosidade é que o Dia do Nordestino foi criado, na verdade, em São Paulo. Isso porque é lá onde vive o maior número de nordestinos fora do Nordeste. 

Se agora você está se perguntando porque existe esse dia, pra te ajudar a entender é necessário que você saiba o importante papel que a cultura nordestina desempenha, sendo reconhecida como um dos maiores traços da identidade do Brasil. Não é de hoje que o povo nordestino vem enfrentando as mais diversas dificuldades, sem perder o brilho e sorriso. Aconchego que só o nordestino consegue transmitir apesar dos inúmeros problemas a serem superados, tanto o abandono por parte do governo, quanto o preconceito que sofre pelo resto do país, infelizmente a xenofobia existe sim e não é pouca.


Mas hoje vamos falar de coisa boa, porque se existe um lugar nesse mundão de meu Deus que tem muita coisa boa, esse lugar é o Nordeste.

Quem visita minha casa, sente que está em um pedacinho do nordeste, mantemos vivas poucas tradições mas a que nunca abandonamos são as comidas típicas. Então como a coisa que eu mais amo em ser nordestina, são as comidas, vou deixar aqui uma listinha maravilhosa dos meus pratos típicos favoritos pra vocês:

1- Cuscuz
Começando pelo Cuscuz, que é meu xodó, não vivo sem. Todo dia um cuscuz com ovo, leite ou charque (carne seca), não preciso de mais nada.


2- Tapioca
A tradicional tapioca pode ser recheada com tudo que você imaginar, seja doce ou salgado. Mas aqui em casa, geralmente comemos a simples, com coco ou queijo.


3- Feijoada 
Tem quem ame e tem quem odeie, mas a feijoada não poderia ficar fora dessa listinha.

4- Acarajé
Eu fico muito triste quando escuto alguém me falar que nunca comeu acarajé. Pensa num negócio gostoso, gente. Ela também tem infinitas opções de recheio. 


5- Moqueca
A moqueca mais saborosa que eu comi na vida, foi a que a vó de um amigo fez. Nunca vou esquecer haha'


6- Baião de dois
Aquele arroz e feijão diferenciado.


Eu ficaria horas escrevendo sobre as comidas e ainda não seria o suficiente para citar todas. Esses são só alguns dos muitos pratos típicos nordestinos. Vocês já comeram algum desses? Me conta!



Beijos nordestinos pra vocês e até a próxima... <3





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad