Post Top Ad

Sutiã: usar ou não usar? Eis a questão

Olá seguiloverss... hoje um assunto um tanto quanto delicado, mas muito importante.
Vocês sabiam que existem vários mitos entorno do sutiã e que talvez você esteja usando pelos motivos errados? 

Desde muito novinhas somos ensinadas que usar sutiã é extremamente necessário, chegando a ser um marco na transição para a adolescência. A maioria de nós, mulheres, crescemos sem ao menos ter a oportunidade de questionar se devemos de fato usar a peça. Além disso, quem nunca escutou que "se não usar sutiã os seios vão cair" ? ou que "não usar sutiã faz mal"? 

Muitas dessas frases são equivocadas e hoje, vamos conversar sobre os pontos positivos e negativos em usar essa peça e o porquê várias mulheres, inclusive essa que vos fala, optaram por não usá-lo.



1. MEUS SEIOS VÃO CAIR SE EU NÃO USAR SUTIÃ?

Olha, tenho uma boa e uma má notícia sobre isso. A boa é que isso é MITO. A má é que nossos seios vão cair com ou sem sutiã, isso se chama "efeitos da gravidade" haha.
 Então se você só usava sutiã por esse motivo, pode parar agora.

Mulher tirando sutiã


2. NÃO USAR SUTIÃ CAUSA DOS NAS COSTAS?

MITOOO!

Não existe nenhum estudo científico que comprove isso, mas vale ressaltar que para mulheres com seios muito grandes é importante usar sutiã, pois ele vai ajudar a dar sustentação para a coluna vertebral. Porém, mesmo com o uso da peça é indicado que a mulher faça uma mamoplastia redutora, para evitar problemas na coluna por conta do peso dos seios. 


3.  USAR SUTIÃ DEIXA OS SEIOS FLÁCIDOS?

Muitas mulheres acreditam que usar sutiã acelera a flacidez dos seios, mas atualmente a comunidade científica não indica que o uso ou a falta de uso tenham relação com a flacidez. A verdade é que, isso ocorre naturalmente, pois com o tempo a perda do tônus muscular e do colágeno são inevitáveis.

4 razões para não usar mais sutiã

4. SUTIÃ COM BOJO CAUSA CÂNCER? 

Pode ser desconfortável, mas é exagero falar que o uso do sutiã causa câncer.
O que pode acontecer é: se você usa sutiã muito apertado e por longos períodos, com o passar do tempo o acúmulo de suor embaixo da peça aumenta e isso pode causar o aparecimento de acnes.

9 Razões para não usar sutiã e se sentir muito melhor


5. DEVO USAR SUTIÃ PARA ME EXERCITAR?

SIMM.

Não precisa ser exclusivamente um sutiã, um top já basta.
 Praticar esportes ou realizar atividades físicas sem sutiã pode causar desconforto e dores nos seios e nas costas, por conta da movimentação abrupta.

9 Razões para não usar sutiã e se sentir muito melhor


Como vocês puderam ver, usar ou não o sutiã não influencia na saúde do corpo. Então se você começou a se questionar sobre o motivo de usar essa peça mesmo não te trazendo nenhum benefício, vou listar aqui algumas coisinhas que podem te fazer largar de vez o sutiã.

1. CONFORTO

Para a maioria das mulheres esse é o principal motivo.
Se você sente muito desconforto durante todo o dia por conta do sutiã e só pensa no momento de chegar em casa para poder tirá-lo, está na hora de rever se realmente vale a pena passar por isso todos os dias.

4 provas de que não usar sutiã faz bem à saúde feminina - Mega Curioso

2. ECONOMIA

Meninas, acho que todo mundo concorda que a maioria dos sutiãs são bem caros, né? Ainda mais esses que prometem o máximo conforto. Sabem o que é muito mais confortável? NÃO USAR haha

Não usar sutiã deixa os seios mais flácidos? - 09/11/2018 - UOL VivaBem


3. ADEUS MARCAS PELO CORPO

Independente do preço ou da qualidade do sutiã, é inevitável as marcas que ficam após finalmente tirarmos a peça, sejam elas nas costas, ombros ou abaixo dos seios. Para eliminar esse problema, elimine o sutiã.

9 Razões para não usar sutiã e se sentir muito melhor


4. CHEGA DE SUOR

No verão quanto menos roupa melhor, nada mais incômodo que uma mancha de suor marcando a nossa blusinha. Sem sutiã, sem suor abaixo dos seios.

9 Razões para não usar sutiã e se sentir muito melhor

E se você é dessas que quer muito parar de usar sutiã, mas sente que o fato do mamilo marcando irá te incomodar, lá vai a diquinha: existem adesivos 'tamba bico' que são ótimos. 

10 truques para arrasar nos looks sem sutiã - ObaOba

Outra dica que eu dou pra quem vai entrar agora no mundo das #semsutiã é: não tenha pressa, não faça nada que te deixe incomodada de alguma forma, afinal de contas estamos sem sutiã justamente por ser melhor pra nós. Comece aos poucos, primeiro em lugares onde você se sinta confortável ou entre amigxs. Com o tempo você vai até esquecer que um dia existiu sutiã na sua vida.

Famosas investem em look transparente e aderem a moda sem sutiã - ATL Girls

É isso meninas, existem muito mais questões sociais e patriarcais envolvidas no uso do sutiã, do que científicas, mas é importantíssimo que você saiba que a decisão acerca dessa escolha é somente sua e deve ser tomada baseada no seu conforte e limite. Usando ou não, você continuará sendo dona de si.

Mas eaí, você se sente mais confortável com ou sem sutiã?

Um comentário:

  1. Adorei as dicas, com certeza pra algumas pessoas é dificil desapegar por motivos que a gente nem sabe se é real, mas foi muito bom tirar as duvidas

    ResponderExcluir

Post Top Ad