Post Top Ad

[Especial Semana da Mulher] - Protagonistas literárias

Olá, pessoal!

Dia 8 de março é o Dia Internacional da Mulher. Apesar de ter se transformado em uma data comercial, não deixa de ser uma data importante. Surgiu  no século XIX, nos EUA e Europa através das lutas das mulheres por melhores condições de trabalho e mais direitos.
De lá para cá, nós conquistamos espaço. Podemos estudar, podemos votar, podemos trabalhar fora de casa, podemos nos divorciar... Porém, ainda há um longo caminho a ser trilhado. Com o feminismo se tornando um assunto cada vez mais comum, vê-se que ainda existem situações nas quias ainda estamos atrás dos homens. Ainda somos culpadas mesmo sendo vítimas (seja de assédio, seja do estupro), recebemos menos (segundo o IBGE), somos objetificadas o tempo todo (vejam as propagandas de cerveja, ou os pôsteres das histórias em quadrinhos com personagens femininas) e, no cinema, temos menos protagonismo. Dentre diversas outras situações. O dia 8 de março está aí para que isso mude. Para que tenhamos mais igualdade, para que tenhamos mais respeito.

Para que esse dia importante não passe em branco, escreveremos uma série de posts voltados para as mulheres. O de hoje falará das mulheres da ficão que podem servir de inspiração. Seja na força, na inteligência ou na gentileza, essas protagonistas são mais do que apenas personagens.

Mulan

Resultado de imagem para mulan gif

Uma das minha favoritas! Inspiradas numa lenda chinesa, Mulan é uma jovem de 17 anos que foi criada para ser esposa. Bem, todas as moças daquela sociedade foram criadas para tal. Mas, desde o começo do filme, você vê que ela não se encaixa. Ela se prepara para se encontrar com a casamenteira com a mãe e a avó, mas dá tudo errado. E ela questiona seu lugar naquela sociedade, principalmente quando seu pai é chamado pelo exército para a guerra contra os hunos. O pai dela certamente morreria na guerra, pois não é mais jovem. E ela decide ir para a guerra no lugar dele.
Isso é o que faz Mulan ser uma das minhas favoritas: ela tem a coragem de se arriscar e fazer o que acha certo, em prol da família, mesmo que a sociedade esteja lhe impondo um papel bem específico.
Apesar de ser considerada princesa, Mulan não é. Nem por nascimento, nem por casamento.


Elsa (Frozen)

Let it gooooooo, let it gooooooooooooo haha

Resultado de imagem para elsa gif

Mais uma da Disney. Após a morte dos pais, Elsa assume o trono e se torna rainha de Arendele. Mas ela tem o poder de congelar as coisas, e nem sempre consegue controlar. Por isso, ela vive isolada com sua irmã mais nova, Anna. Após um acidente, Elsa sai de Arendele e se isola ainda mais, até mesmo de Anna, a quem sobra a missão de trazê-la de volta a Arendele. Ela é uma princesa que não precisa de príncipe, apesar de precisar ser salva dela mesma.

Moana

Resultado de imagem para Moana gif

Aah, Moana <3
Minha favorita junto com Mulan!
A mais nova princesa da Disney, veio da Polinésia.
Seu povo é navegante, mas há muito tempo o pai de Moana não permite que  entrem muito no oceano, mas Moana sente que o oceano a chama. Incrível como ela e o oceano se conectam, se comunicam. Desde novinha eles tem essa ligação e foi ficando cada vez mais forte a medida que ela crescia.
Ela faz o possível para ser uma futura boa líder da ilha, para que todos vivam bem.


Sarah Connor (Exterminador do Futuro)

Resultado de imagem para Sarah connor gif

Um das mais icônicas mulheres do cinema.
Mãe do John, líder da rebelião contra as máquinas da Skynet. Criou-o pra ser líder antes mesmo do despertar da Skynet começar, já que Kyle Reese voltou no tempo para avisá-la e protegê-la. Antes de ir para o hospital psiquiátrico, criou John sozinha. Bem, teve alguns namorados, mas apenas para que eles ensinassem John a ser um líder, embora ele não tenha entendido nada por um tempo.
Sarah não ligava para as opiniões dos outros. Só John importava, só torná-lo o líder da rebelião era importante. "Você é importante demais", dizia ela, "não se arrisque nem mesmo por mim".

Leia Organa (Star Wars)

Imagem relacionada

Ah, essa mulher <3
Filha adotiva de Bail Organa, morou em Alderaan após a ascensão do Império, ainda bebê. Nunca foi típica de princesa, não paciência para etiquetas. Foi na Aliança que sentiu que podia provar que era útil, mostrar que era muito mais do que uma princesa. E o fez com louvor. Sua contribuição para a Aliança foi inestimável.
Saudades, Carrie :(

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Instagram @blogbrunaconstantino