Post Top Ad

Aprendendo com os filmes


Sabemos que os grandes confrontos que marcaram e ainda marcam o mundo contemporâneo são temas recorrentes nos vestibulares. Que tal então, aliar boas doses de aprendizado sobre o assunto com uma prazerosa sessão de cinema ou DVD?

Graças à sétima arte, a expressão “unir o útil ao agradável” é uma bem vinda realidade numa época em que todos os estudantes estão mergulhados em livros e apostilas. Bem, e se temos filmes que podem nos ajudar a nos preparar melhor pro vestibular, então porque não fazer uso deles, né verdade?

Vamos aos filmes:
 
A Queda! As últimas Horas de Hitler (de Oliver Hirschbiegel – 2004)
O filme narra os momentos finais de Adolf Hitler, o ditador nazista que exterminou milhões de judeus em campos de concentração durante a II Guerra. Baseado nas memórias de Traudl Junge, secretária pessoal de fuhrer entre 1942 e 1945, e no livro Inside Hitler’s Bunker: The Last Days of the third Reich (No Bunker de Hitler: Os Últimos Dias de 3º Reich), do historiador Joachim Fest, a película traça um retrato assustadoramente humano daquele que foi um dos maiores facínoras da história.

 

REds (de Warren Beatty – 1981)
 

 
O filme conta a saga real do jornalista e artista norte-americano John Reed, que, em 1917, viajou para a Rússia com a mulher para cobrir o desenvolvimento da revolução bolchevique. Testemunha ocular de um dos momentos mais importantes da história, Reed contou tudo o que viu no romance Os Dez Dias que Abalaram o Mundo, que serviu de fonte de inspiração para esse fenomenal drama de guerra que rendeu o Oscar de direção a Warren Beatty.

 
Terra e Liberdade (de Ken Loach -1995)
 
 
Retratada com terrível eloquência pelo espanhol Pablo Picasso, no célebre painel Guernica, a Guerra Civil Espanhola (1936 – 1939) é considerada um dos conflitos mais atrozes do século passado. Terra e Liberdade narra a história de uma jovem que mergulha nesse universo ao vasculhar os pertences de seu falecido avô, um ex- revolucionário que lutou contra o facismo do ditador Francisco Franco.
 
Capitães de Abril (de Maria de Medeiros – 2000)
 
 
A película descreve a Revolução dos Cravos que derrubou a ditadura Salazarista e alterou para sempre os rumos de Portugal. Em abril de 1974, sob uma chuva de Cravos vermelhos atirados pela população, grupos de jovens militares puseram fim ao regime ditatorial instalado havia quase cinco décadas por António de Oliveira Salazar e mantido nas mãos de Marcelo Caetano, ex-ministro do ditador.
 
Quem aí já assistiu algum desses filmes ou nunca assistiu, mais que gostou da sugestão dos filmes? Comentem!

2 comentários:

Post Top Ad

Instagram @blogbrunaconstantino